O mercado condominial, que engloba a gestão de condomínios residenciais e comerciais, tem passado por uma notável transformação impulsionada pela evolução tecnológica. Nos últimos anos, as soluções que envolvem tecnologia têm revolucionado a forma de administrá-los, promovendo maior eficiência, segurança e comodidade.
Quando falamos em tecnologia dentro deste setor, uma das primeiras coisas que vem à cabeça são “produtos visíveis”, como por exemplo, porteiros eletrônicos, câmeras de segurança, sistemas de controle de acesso por biometria ou cartões RFID, que proporcionam um ambiente mais seguro para os moradores, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às instalações.
Porém, a evolução tecnológica impulsiona os bastidores da administração condominial, principalmente na automação de tarefas e processos. Sistemas de gestão de condomínios (SGC), tornaram-se ferramentas essenciais para facilitar o trabalho dos síndicos e administradores. Eles são usados para controlar informações sobre unidades, despesas, receitas e manutenções de forma eficiente, minimizando a burocracia e os erros humanos.
A facilidade de troca de informações entre sistemas, conhecida dentro do mercado como API, originado de Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos, permite a integração automatizada entre sistemas, dessa forma os dados ficam centralizados mas ainda assim acessíveis.
A chegada das fintechs
Em termos de gestão condominial, uma das principais integrações ocorre com sistemas financeiros. Por isso, essa evolução tecnológica deu espaço às fintechs especializadas nessa área. Além de se mostrarem extremamente eficientes e com menor custo, elas permitem a desburocratização de processos de abertura de contas condominiais, a emissão de boletos, a liquidação de pagamentos, o acesso a diferentes linhas de crédito e a proteção dos saldos condominiais de eventuais problemas com as administradoras.
As fintechs trazem ainda em sua bagagem a expertise do mercado condominial, agilizando decisões e operações, abrindo portas para novas parcerias de desenvolvimento de produtos especializados nas necessidades do negócio.
Futuro promissor
A evolução tecnológica está moldando o futuro da gestão de condomínios de forma significativa. À medida que ela continua avançando, é esperado que mais inovações surjam, proporcionando um ambiente ainda mais seguro, eficiente e sustentável aos condomínios.
Portanto, estar aberto às novas tecnologias e investir na atualização e integração de sistemas é fundamental para acompanhar as demandas crescentes do mercado condominial e proporcionar uma melhor qualidade em termos de administração. O futuro dos condomínios é, sem dúvida, conectado e tecnologicamente avançado.
Marcelo Assunção é graduado em Tecnologia pela PUC-RJ, com XBA – Exponential Business Administration pela Startse/Nova e especializações em Marketing, Finanças, Ciências Contábeis e Gestão de Projetos (FGV-RJ), Estratégias competitivas (Universidade de Munique – EAD), Tecnologia e Competitividade (Centrale-Supélec – EAD) e Inovações/Tecnologias de pagamentos/fintechs (Universidade de Michigan – EAD). Tem mais de 30 anos de experiência, atuando como CTO e gestor de projetos em empresas dos mercados financeiro, varejo, entretenimento e imobiliário. Atualmente é o CEO da WohPag, fintech especializada em contas digitais, consultoria e banking para o mercado imobiliário.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NICOLLE GARCIA FERREIRA
nicolle.garcia@nr7.ag