A pasteurização do leite é um processo essencial para eliminar microrganismos e garantir um produto seguro ao consumidor, preservando sua qualidade e valor nutricional. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a produção de leite deve se manter em torno de 34,1 bilhões de litros em 2024, consolidando o Brasil como o 5º maior produtor de leite do mundo. Para atender à demanda por segurança e qualidade no setor de laticínios, a Trane Brasil, empresa especializada em clima global com um amplo portfólio de sistemas, controles, serviços, partes e peças para ar-condicionado, aquecimento e ventilação, apresenta soluções digitais inovadoras que contribui com diversas melhorias no processo de pasteurização do leite.
Ao combinar monitoramento em tempo real, inteligência artificial e consultoria especializada, a empresa proporciona um controle mais preciso e sustentável de temperatura, aspecto fundamental para garantir a qualidade final do produto.
Este processo térmico é essencial para garantir a eliminação de patógenos, como a Salmonella e E. coli, que podem causar doenças alimentares graves. Estudos da Virginia Tech, nos EUA, mostram que a pasteurização pode reduzir a carga bacteriana em até 99,9%, tornando o leite mais seguro para o consumo. O leite pasteurizado pode durar de 14 a 21 dias sob refrigeração, enquanto o leite cru tem um prazo de validade de apenas 3 a 5 dias.
“A pasteurização exige precisão máxima em cada etapa, e nossas soluções digitais permitem monitoramento contínuo e análise preditiva, assegurando que os processos estejam sempre dentro dos padrões ideais. Com essa tecnologia, nossos clientes ganham mais controle e eficiência, reduzindo desperdícios e otimizando o uso de energia, o que se traduz em qualidade e sustentabilidade para a produção de lácteos”, afirma Cristian Drewes, Diretor Geral da Trane Brasil.
Inteligência artificial e automação
Por meio da plataforma Trane Connect, os sistemas de climatização e refrigeração monitoram as Centrais de Água Gelada (CAG) em tempo real. Com o suporte de inteligência artificial, a tecnologia identifica e corrige automaticamente qualquer desvio que possa comprometer a performance dos equipamentos, evitando perdas. Essa automação garante que o leite seja aquecido e resfriado conforme necessário, mantendo a integridade do produto.
Além da precisão no controle de temperatura, as soluções proporcionam um uso mais sustentável da energia no setor de laticínios. A utilização de tecnologias mais eficientes na pasteurização, como bombas de calor, pode reduzir o consumo de energia em até 30%, ajudando na diminuição da pegada de carbono da produção de laticínios, um ponto cada vez mais importante para as empresas que buscam alinhar-se a práticas de sustentabilidade.
A partir dos dados coletados ao longo do processo produtivo, a Trane auxilia seus clientes em estudos de payback que analisam o retorno sobre o investimento em tecnologias de alta eficiência energética. Esses dados também facilitam a tomada de decisões sobre a aquisição de novos equipamentos ou melhorias nas operações, resultando em um sistema produtivo mais confiável e econômico.
Sobre a Trane®
A Trane – marca do grupo Trane Technologies (NYSE: TT), inovador em clima global – cria ambientes internos confortáveis e energeticamente eficientes por meio de um amplo portfólio de sistemas, controles, serviços, parte e peças para ar condicionado, aquecimento e ventilação. Para mais informações, visite trane.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
sarah.abrao@cdicom.com.br