Segunda, 16 de abril de 2018, 10h45
Tamanho do texto A- A+


Geral / mil vagas

Prefeitura lança Curso Preparatório Comunitário

As aulas serão ministradas na categoria presencial, ensino à distância (EAD), televisão e por aplicativo

Marcus Mesquita

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro lançou dentro da programação do aniversário de Cuiabá o Curso Preparatório Comunitário (CPC), que irá beneficiar alunos de baixa renda das escolas públicas e privadas, neste caso os bolsistas, que estão cursando o 3º Ano do Ensino Médio. O curso preparatório para os Exames Vestibulares e o ENEM, será ministrado na categoria presencial, ensino à distância (EAD), televisão e por aplicativo.

O lançamento aconteceu no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação.

O modelo do CPC - Curso Preparatório Comunitário foi criado por intermédio da Secretaria de Gestão e da Secretaria de Inovação e Comunicação inspirado em um modelo híbrido que trará um sistema inovador para o estudante aliado a um grupo de professores experientes, que utilizarão uma metodologia de ensino baseada nas quatro áreas do conhecimento, Ciências da Natureza, Ciências de Matemática, Códigos de Linguagem e Ciências Humanas e Suas Tecnologias

Para efetuar a inscrição, que estão abertas até o dia 02 de maio, o candidato deverá seguir os seguintes passos. preencher o formulário no site da Prefeitura www.cuiaba.mt.gov.br ou via aplicativo. Após preencher a inscrição com seus dados pessoas, o aluno participará de um processo seletivo que corresponde a 20 perguntas de conhecimentos gerais. Os aprovados serão convocados para fazer a matricula. As aulas terão inicio no dia 14 de maio, em um dos (06) polos espalhados pela Capital.

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, este é um mais um compromisso assumido em campanha que se transforma em realidade, trazendo educação para as famílias humildes do município, garantindo a inclusão social e a oportunidade para disputar com igualdade, uma vaga nas universidades brasileiras.

“Este projeto agora veio para ficar. Não permitiremos que avanços como esses, já foi implantados no passado, sejam interrompidos. Que seja nossa a responsabilidade de fazer do CPC uma política pública que jamais sofra retrocesso na nossa Capital”, frisou o chefe do executivo.

Homenagem

Durante o evento Emanuel Pinheiro recordou-se da história do professor Vantuil Carvalho que o procurou durante a campanha para revelar o seu grande sonho que acabou sendo a maior inspiração do projeto. Lamentavelmente o professor não pode ver seu sonho realizado, foi quando o gestor decidiu o homenageá-lo.

“O professor Vantuil foi um homem brilhante, apesar não o tê-lo conhecido muito, ouvi muitas histórias sobre a sua entrega pela Educação. Ele era um sonhador apaixonado, desprendido, abnegado que só queria educar. E por isso e muito mais, quero que a partir de hoje o CPC – Curso Preparatório Comunitário se chame Curso Preparatório Vantuil de Carvalho”, afirmou o prefeito.

A secretária de Gestão, Ozenira Félix de Souza , professora durante muitos anos da rede estadual de ensino, contou que quando estava em campanha com o prefeito, uma das propostas foi a criação do curso preparatório pré-vestibular. “Parece um sonho que a gente concretiza, ainda mais para mim que sou professora, porque sei as dificuldades que as pessoas enfrentam para ir para uma faculdade. Estou muito feliz por ter a oportunidade de oferecer essa oportunidade às pessoas”, comemora Ozenira de Souza.

Marcos Brito, secretário de Inovação e Comunicação interino, desde que assumiu a pasta, vem buscando mecanismos para agregar não só com a Comunicação mas também com a Inovação, e atuar em parcerias com todas as secretarias municipais, utilizando recursos da tecnologia da informação como forma de ampliar a qualidade do atendimento ao cidadão e promover sua participação no desenvolvimento de uma cidade inteligente.

“São os arranjos tecnológicos mais presentes no nosso dia a dia e, desta vez a serviço dos estudantes que além das aulas presenciais vão poder ter aulas através da TV aberta e do smartphone. É o que propõe a Inovação, mais tecnologia a alcance da população cuiabana”, ressaltou Marcus Brito, que também é Controlador do município.

De acordo com o professor Claudio Taques, o Pardal, o material foi preparado por todos os professores envolvidos oferecendo a esses alunos um ensino diferenciado. “O CPC nasceu de forma visceral vindo de dentro do nosso coração. Eu como professor de escola pública e privada vejo a defasagem e a desigualdade em todo um contexto social que envolve essa perda de adquirir conhecimento. Fomos em todos os polos (06) conhecer os espaços onde serão ministradas as aulas presenciais e garanto que os alunos terão excelentes locais para estudar, por isso tivemos todo o cuidado nas escolhas dos polos. Nós queremos que este projeto fique marcado como um divisor de águas na vida desses estudantes”, disse o professor.

Este formato de aulas para cursinho pré-vestibulares e Enem ainda recebeu os apontamentos da pasta da Educação para melhorar o desenvolvimento do ensino. “Os alunos terão o modelo mais atual de aulas, o que há de mais inovador. Isso não tem em lugar nenhum em Mato Grosso. Este é o sistema que mais aprova no país”, assegurou Alex Vieira, secretário de Educação de Cuiabá.

Após o aluno ser selecionado para uma das mil vagas oferecidas ele receberá gratuitamente o material didático (as apostilas), a camiseta e o vale transporte para as aulas presenciais.

Também estiveram presentes no lançamento do CPC, os vereadores Marcos Veloso e Mario Nadaf, que também é professor e trabalhou pelo menos 20 anos com pré-vestibulandos e um grande apoiador do Curso Preparatório Comunitário.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2018 - Todos os direitos reservados