Segunda, 13 de agosto de 2018, 15h15
Tamanho do texto A- A+


Geral / Paraguai

Incêndio florestal na nascente do rio é controlado

Devido à alta temperatura e ventos fortes na região, duas equipes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiro Militar (BEA/CBMMT) permanecerão em vigilância no local por 24h evitando uma possível reignição do fogo

O incêncio florestal que atingiu a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Nascentes do Rio Paraguai foi controlado. Devido à alta temperatura e ventos fortes na região, duas equipes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiro Militar (BEA/CBMMT) permanecerão em vigilância no local por 24h evitando uma possivel reignição do fogo.

A Unidade de Conservação, localizada no município de Alto Paraguai, abriga a nascente de um dos principais rios que forma o Pantanal, região considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Bombeiros militares, servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), brigadistas civis e produtores rurais formaram o time de 21 pessoas que atuou diretamente no combate ou auxiliou na ação. Estima-se que cerca de 700 hectares, 0,9% da unidade, tenham sido consumidos pelo fogo.

Histórico - O incêndio, que durou 4 dias e 12 horas, foi dectado no final da tarde de 07 de agosto no setor sudoeste da APA. Ao constatar que área é de difícil acesso, devido ao relevo acidentado, a Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM) de Alto Paraguai acionou o BEA. Para controlar os focos, também foi chamado o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM), que durante sobrevoo realizou o combate ao incêndio com maior chance de propagação.

Ontem a noite (10/08), após o dia todo em combate direto, a equipe terrestre do BEA manteve vigilância no local para evitar que o fogo se propagasse. Na manhã de hoje (11/08), a equipe realizou combate direto nos pontos quentes que ainda restavam. Às 10h00 o GAVBM, com apoio da aeronave Air Tractor 802F, realizou dois lançamentos em pontos quentes remanescentes para evitar o retorno do fogo. Às 10h40, após sobrevoo em toda área, foi constatado que o incêndio foi controlado.

Para realizar o combate, foram empregados uma aeronave Air Tractor, viaturas tipo Pick Up, caminhão pipa, auto tanque de combustível e uma piscina com volume para 18m3. Os profissionais também utilizam sopradores e kits de equipamentos necessários para extinguir o fogo.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2018 - Todos os direitos reservados